Porque não tirar as cutículas?

by - julho 26, 2017


Fazem alguns meses que eu não retiro as cutículas das minhas unhas. E muitas pessoas tem perguntado como eu cuido das minhas unhas, como eu faço para elas crescerem e tal. 
Então hoje resolvi mostrar para vocês o motivo de eu ter parado de tirar as cutículas e os benefícios que isso me trouxe.


  1. As unhas ficam mais fortes e saudáveis: As cutículas são protetoras do organismo. Tira-las é abrir a porta para bactérias, vírus e fungos. sendo assim, facilita a a contrair doenças e enfraquecer as unhas.
  2. As pelinhas somem: Por conta do corte do alicate, e até mesmo em dias frios pelo ressecamento, surge aquelas pelinhas que dá vontade de puxa-las. Quem nunca?!
  3. Manutenção da manicure: Antes eu levava horas cutilando as unhas. Agora levo apenas 15 à 20 minutos.Ficou muito mais prático manter minhas unhas.
  4. Prevenção de doenças: Quem faz as unhas em manicure corre um certo risco, já que normalmente o alicate é utilizado por outras pessoas. Mesmo que esterilizem não é recomendável. O ideal seria cada um ter seu kit manicure.
Logicamente que isso não é uma regra, e não quer dizer que vai acontecer com todos. Mas foram esses e mais alguns motivos que me fizeram parar de cutilar.

Mas então como você cuida das suas unhas?


Normalmente eu tiro o esmalte uns 2 dias antes para deixar a unha "respirar". No dia que vou faze-las eu hidrato bem as cutículas e se achar necessário, com uma espátula, apenas empurro-as. Lixo normalmente e depois esmalto da forma que me agrada. E é só isso.
Percebi que depois disso minhas unhas tem ficado muito mais forte. 

Então esse é o "segredo" da minhas unhas. Lembrando que é apenas uma dica que faço e dá certo comigo.

E vocês ainda cutilam??

You May Also Like

62 comentários

  1. Olá!
    ótima dica, mas não consigo não tirar, já acostumei haha..
    sõa dicas muito boas..e é sempre bom as pessoas terem seu próprio kit de manicure.

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é. Nunca me imaginei sem cutilar as unhas. kkkk Mas agora não me vejo cutilando mais.

      Excluir
  2. Sempre ouvi falar que tirar as cutículas era bom para as unhas, mas lendo agora o seu post a cutículas trás benefícios bons para as unhas. Gostei muito de saber o segredo das suas unhas, vou seguir agora, lindas as unhas, bjs.

    ResponderExcluir
  3. Recomento muuuuito essa dica de nao tirar cutícula! Quando pedi pra minha manicure tirar menos ela levou até um susto. Minha unha fica 1000x mais forte se nao tiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Estou impressionada como minhas unhas estão mais fortes e saudáveis.

      Excluir
  4. Já ouvi minhas amigas dizerem que sim, é realmente muito boa essa dica, mas já tentei umas 3 vezes e nunca consigo kk, tirar cutícula pra mim é algo libertador kkk. Beijos, sucesso

    ResponderExcluir
  5. Eu sempre odiei tirar cuticula a manicure que eu ia encrencava entaão parei de ir... #muitomaisfeliznavida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho muito problema disso nas unhas do pé. Mas é assim normalmente.

      Excluir
  6. Eu já não tenho esse costume de tirar as cutículas e já ouvir falar muito que não é bom mesmo! ótimas dicas :)

    ResponderExcluir
  7. Eita, eu acho que estou tão condicionada a tirar a cutícula que ainda acho estranho deixá-la, mas já ouvi várias vezes que é melhor mesmo deixar a cuticula ali...vou ver se consigo adotar esta forma de fazer unhas.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tive dificuldades de parar também, mas agora vejo que foi a melhor coisa que fiz.

      Excluir
  8. Também não costumo tirar, só quando tem alguma que está incomodando e empurrar não resolve. Também acho que minhas unhas ficaram mais fortes!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato. eu só uso alicate quando encrava nos cantinhos, mas só.

      Excluir
  9. KKkk Isso de bife nunca tive problemas pq sempre foi eu quem fazia minhas próprias unhas. Mas sei bem como é.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde, como vai?
    Gostei bastante do seu post, eu confesso que nunca fiz as unhas e as minhas cuticulas sao bem poucas, entao eu nunca faço
    beijos
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderExcluir
  11. Lendo o seu post me sinto muito mais leve por não ser a única a não tirar. Já não tirava, agora depois de ler o seu post não tiro mesmo!
    Um grande abraço linda!

    ResponderExcluir
  12. Eu li em alguns lugares que é realmente bom mesmo não tirar, mas eu não consigo kkkk não gosto da aparência que fica, então eu tiro. Mas só quando estão grandes mesmo. Adorei o post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é. Foi dificil para mim também. Obrigada pela visita.

      Excluir
  13. ooi flor tudo bem ? eu nao sou de tirar muito nao uma porque nao sei e outra porque eu peguei um certo trauma pois um dia a mulher quase me mata tirando a minha ficou tudo machucado gostei do post

    ResponderExcluir
  14. Que unha linda ❤ eu não tenho o costume de tirar as cutículas as minhas são bem fininhas e quase nem aparecem ai pulo esse passo. Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Achei muito legal o post, não sabia que não tirar as cutículas fazia bem, achei que não mudava em nada, mas agora acho que vou até parar de tirar com tanta frequencia

    ResponderExcluir
  16. Eu tiro sempre as cutículas... Não consigo deixar. Mas gostei do seu post e tem dicas que vou tentar seguir, como hidratar as unhas e cuticulas. Beijos! =)

    ResponderExcluir
  17. Nossa essa da cutícula e dica de utilidade pública rs. Deixa elas quietinhas aqui, e seguir suas dicas de hidratação das unhas e cutículas!

    ResponderExcluir
  18. Adorei suas dicas e super concordo, devemos ter nosso próprio alicate!!

    ResponderExcluir
  19. Poxa pra mim é super difícil porque as minhas são enormes :(
    mas realmente é essencial. Vou tentar.
    Beijoss <3

    www.bybruni.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achava as minhas enormes, agora nem incomodam mais. Sei lá, parece que afinaram kkkk

      Excluir
  20. Adorei saber disso. Não tirava minhas cuticulas por pura preguiça, mas agora tenho um porque rsrs

    ResponderExcluir
  21. Eu não era de tirar a cutícula.. pra falar a verdade comecei a tirar ano passado kk mas não é um ritual pra mim na maioria da vezes eu só afasto mesmo kk

    ResponderExcluir
  22. Eu só tirei 3 vezes na minha vida e em todas eu me arrependi, por isso não tiro mais e me sinto muito bem com isso (apesar de sofrer bullying com as manicures daqui) Parabéns pelo post 💙

    ResponderExcluir
  23. Nunca tirei minha cutículas,e nem faço muita questão em tira-las.Ainda não conhecia os benéficos de não se tirar as cutículas,mas achei bastante interessante,e adorei a dica que você deu.Beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá flor tudo bom?
    Então eu não tiro as cutículas das minhas unhas,eu uso um amolecedor que dá super certo!
    E agora eu vou seguir essas suas dicas!!

    ResponderExcluir
  25. Ah, eu tirava as minhas! E sem paciência... Só para não estragar o verniz! Que boa dica, vou me poupar tanto! 😁💙

    ResponderExcluir
  26. Amei as dicas! Concordo plenamente contigo na parte do ''cada um deveria ter seu kit com alicate e essas coisas''. Realmente, por uma questão de saúde e é até melhor.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Minhas unhas são bem fraquinhas e não crescem ultimamente. Depois de ler seu post to pensando seriamente que pode ser porque eu tiro a proteção delas, que é a cuticula, ein! Obrigada pelas dicas, ajudou super!

    ResponderExcluir
  28. Eu uso um creme que remove facilmente as cuticulas.

    ResponderExcluir
  29. Adorei esse post. Culturalmente estamos acostumados a retirar as cutículas e nem nos damos conta do quanto isso pode fazer mal né. Parabéns pelo seu post!

    ResponderExcluir
  30. Eu tbm não tiro, que coisa maravilhosa saber que tem outra pessoa assim <3

    ResponderExcluir
  31. Eu não sabia disso, que legal! Já não vou mais fazer isso, obrigada pela dica!! Muito bom seu post..

    ResponderExcluir
  32. Nossa serio? minhas unhas são muitoooo fracas. Vou fazer isso <3 Obrigada pela dica eu amei.

    ResponderExcluir
  33. Oi tudo bem?
    Eu também não tiro afinal faço elas em casa mas quando vou a um salão eu acabo tirando, só tiro aquelas pelisinhas afinal eu fico realmente muito tentada e acabo puxando onde que inflama e doí muito né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Oi, tudo bem?
    Menina, não sabia disso! Minhas unhas são fraquinhas, sempre que cresce, ela quebra. Será que é por isso?
    Vou seguir suas dicas e fazer o teste!

    ResponderExcluir
  35. Eu também parei de tira as minha cutículas pq toda vez que eu ia fazer a unha eu acabava me machucando pois elas são muito finas. Então hoje em dia meus dedos me agradecem, rs. Manter a saúde das unhas e os dedos inteiros (no meu caso) é sempre bom.

    Beijos.
    blognegalouca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Adorei esse blog, vou voltar mais vezes tem um ótimo conteúdo. Sobre tirar ou não tirar a cuticula ainda tiro mas depois de suas alegações, pretendo repensar meus conceitos.

    ResponderExcluir
  37. Adorei esse blog, vou voltar mais vezes tem um ótimo conteúdo. Sobre tirar ou não tirar a cuticula ainda tiro mas depois de suas alegações, pretendo repensar meus conceitos.

    ResponderExcluir
  38. Eu tento deixar o massimo que der mais se deixar a cuticula das minhas unhas crescem ate metade da unha se eu deizar 😓😓😓 oque fasso???

    ResponderExcluir
  39. Também sou super a favor de não remover cutículas, porque elas são a proteção contra microorganismos que podem ser nocivos. Parei de tirar em meados de 2013 e minhas unhas nunca estiveram tão saudáveis, sem falar que já não machuca e quando estão bem hidratadas ficam lindas!

    ResponderExcluir
  40. Super dica! Eu costumo empurrar e só a pelinha que sobressai eu tiro.Nada de ficar futucando a cutícula.E hidrato muito!

    ResponderExcluir
  41. Eu costumava tirar até a última cutícula, ficava lindo o acabamento nas minhas unhas mas, sofria muito com a sensibilidade e minhas unhas ficavam fracas.
    A alguns meses parei de cutilar, e o resultado é muito bom! Claro que precisa hidratar sempre as mãos e unhas ;)

    ResponderExcluir
  42. Eu também não uso tirar as cutículas... Minhas unhas também cresceram bastante depois disso...
    Beijos

    ResponderExcluir