Resenha - A revolução dos Bichos

by - julho 01, 2021

 

Por George Orwell

🔸Um livro que trás uma critica sobre os governos totalitários e opressores através de uma fábula.


A história acontece em uma fazenda no interior da Inglaterra, A fazenda do Solar. Lá conhecemos um porco mais velho, o Major, que um dia sonhou com a liberdade dos animais, que não seriam mais escravos dos humanos.
Então ele convoca uma assembleia  para contar esse sonho aos outros animais e ensina para eles uma canção que se torna o símbolo da revolução. Sendo assim, eles planejam  como tomar a granja do solar pra eles.
E por fim, eles conseguem. E a fazenda do solar passa a se chamar A fazenda dos animais. Que passa a ser dominada por eles próprios e eles ficam muito felizes, vão trabalhar pra eles próprios, trabalhar menos, desfrutar mais...

Porém, um grupo seleto de animais mais ganancioso, quer um pouco mais pra si. E todo o ideal antes planejado com o Major, começa a ser destruído aos poucos.
Os porcos, considerados mais inteligentes, se colocam em uma posição mais privilegiada. 
Eles que ditam as ordens, que fazem a separação dos alimentos, supervisionam o trabalho dos outros animais, etc.
Trabalham menos e ganham mais.
E os outros animais aceitam isso, pois eles acreditam que os porcos estão pensando no coletivo.

Sabemos bem que não é nada disso.
Os porcos passam a ter os confortos que o antigo dono da granja possuía. Comem mais, passam a morar na casa, dormem nas camas, tudo o que era proibido já que eles tinham que viver como animais.

Os dois porcos que dominavam, Napoleão e Bola de Neve, sempre discordavam um com o outro. Eles tinham ideais diferentes. Ate que Napoleão se sobressai a Bola de Neve e faz com que bola de neve não esteja mais com eles na fazenda.

É um livro maravilhoso, principalmente nos tempos que vivemos hoje. Cheio de referencias da revolução russa, comunismo, socialismo . E mesmo quem não entende muito sobre, vai conseguir associar aos governos totalitários, a corrupção dos ideais.
Vemos até mesmo alguns animais se questionando se realmente houve a revolução.

Uma leitura muito grandiosa. 

"...mas já era impossível distinguir porcos de homens."

Editora: @editoraexcelsior
Páginas: 144
Gênero: 
Distopia/Clássico de Ficção
Autor: George Orwell


Compre o livro na Amazon clicando na imagem abaixo



You May Also Like

0 comentários