Resenha - O fim da infância

by - maio 21, 2021

 

por Arthur C. Clarke

🔸O inicio do livro se passa no começo da guerra fria, quando os EUA e a União Soviética estavam na corrida para conquistar o espaço. Mas ninguém conseguiu conquistar isso (no livro) pois a terra foi invadida por alienígenas.


Os humanos os chamavam de Senhores Supremos. Eles ficavam em suas naves sobre as principais capitais do mundo sem ter contato com os humanos durante alguns dias até se pronunciarem e dizerem o que estavam fazendo ali.
Essa "invasão" foi extremamente serena, nada de guerra. A intensão deles, até então, foi de trazer paz e tranquilidade.  Eles acabam com a guerra, com a fome, com as doenças, misérias, etc.

"Todos os problemas políticos podem ser resolvidos pela correta aplicação do poder"

Estava tudo maravilhoso, uma verdadeira utopia.
Porém, nem todos estão satisfeitos. Essa perfeição acaba limitando ou acabando com o livre arbítrio. Pois, as decisões importantes eram tomadas pelos senhores supremos. Os humanos não precisavam se esforçar pra nada. Até mesmo as artes, musicas, livros, grandes obras ficaram paradas no tempo. Nada de novo se criava pelos humanos.

Apesar disso, eles não se revelavam para os humanos. Conversavam apenas com um representante, mas sem se revelar. Nisso gera uma comoção por parte de um grupo de pessoas que ainda não aceitaram tudo isso. Então eles prometem que vão se revelar mas só após 50 anos. 

Ai temos um salto no tempo.
Nessa parte veremos as consequências e o real motivo da presença deles no planeta terra.

É um livro instigante. A leitura não foi tão fluida, principalmente na segunda parte, mas eu gostei muito. Mas não tem como se apegar a personagens já que tem esse salto temporal. O proposito do livro é mostrar como era no inicio da "invasão" e após os 50 anos que se passou até que os senhores supremos se revelaram. Coloca o leitor na posição de imaginar de como seria se isso de fato acontecesse. E para nos mostrar o quanto somos pequenos.
No final tudo faz sentido.

É uma obra prima de Arthur C.Clarke

Editora: @editoraaleph
Páginas: 320
Gênero: 
Ficção Científica
Autor: Arthur C. Clarke

Compre o livro na Amazon >> Aqui <<

You May Also Like

1 comentários