Resenha - Jane Eyre

by - maio 16, 2021

 

Por Charlotte Bronte

🔸Jane Eyre ficou órfã muito novinha e foi criada por seu tio e tia, os Reed. O sr. Reed que era seu tio de sangue faleceu deixando Jane aos cuidados de sua esposa, que não a suportava. A tia e seus três primos tratam Jane com desprezo, a humilha faz com ela se sinta menos do que uma criada. Jane tem um temperamento muito forte, sempre com a resposta na ponta da língua não leva desaforo pra casa. Com isso houve uma briga mais séria entre Jane e sua tia, que faz a Sra. Reed manda-la para uma espécie de orfanato.

Chegando lá, as coisas são completamente diferentes do que ela vivia na casa dos tios. As meninas de lá vivem de forma muito mais humilde, confeccionam as próprias roupas, comem pouco e mal, Jane está sempre com fome. Lá ela aprende a viver com menos e a obedecer autoridades. Aprende também a costurar, aprende francês, pintura, etc

Em um determinado momento ela almeja mais para si. Então ela faz um anuncio no jornal e consegue o trabalho de preceptora. Em Thornfield Hall ela conhece um pouco mais sobre mundo e conhecer outras pessoas.

Ela conhece o dono da casa, O Sr. Rochester, e começa a se apaixonar por ele. Porém , assim como ela, ele é uma criatura diferente e essa quase semelhança entre eles que chama a atenção dele. O dialogo entre eles é sensacional. Eles vão adquirindo afinidade e as coisas vão evoluindo. Mas Jane nunca esquece sua posição social. Jane sempre quis ser independente. Ela tem um espirito livre.

A partir dai é spoiler. kkkkkk Vocês precisam ler para saber. Mas já adianto que tem um mistério no meio da leitura.

No livro nós acompanhamos toda a trajetória de vida de Jane. Desde sua infância, tudo que sobre na casa dos tios, depois no orfanato, quando ela busca sua independência, seu processo de maturidade, etc

Aborda temas religiosos, sexualidade, padrão de beleza, feminismo, resiliência. É um livro para impactar o leitor com críticas ferrenhas.

“Espera-se das mulheres que sejam calmas. Mas elas são como os homens. Precisam exercitar suas faculdades, necessitam de um campo para expandir seus esforços, assim como seus irmãos. Sofrem com as rígidas restrições, a estagnação absoluta, tanto quanto os homens sofreriam. E é tacanho por parte desses seres mais privilegiados que elas devem se limitar a fazer pudins e a tecer meias, a tocar piano e a bordar bolsas. É insensato condená-las, ou rir delas, quando buscam fazer ou aprender coisas novas, além do que os costumes determinam que é o ideal para o seu sexo.”

Jane é uma protagonista forte, resiliente, que corre atrás dos seus desejos e não desiste no primeiro obstáculo.

Leiam Jane Eyre.


Genero: 
Romance / Drama
Autor: Charlotte Bronte

Compre esse livro na Amazon >> Aqui <<

You May Also Like

1 comentários