Resenha - 1984

by - abril 20, 2021

 

por George Orwell

🔸Traduzido em mais de sessenta países, virou minissérie, filmes, quadrinhos, mangás e até uma ópera. Ganhou holofotes em 1999, quando uma produtora holandesa batizou seu reality show de Big Brother. 1984 foi responsável pela popularização de muitos termos e conceitos, como Grande Irmão, duplopensar, novidioma, buraco da memória e 2+2=5. O trabalho de Winston, o herói de 1984, é reescrever artigos de jornais do passado, de modo que o registro histórico sempre apoie a ideologia do Partido. Grande parte do Ministério também destrói os documentos que não foram revisados, dessa forma não há como provar que o governo esteja mentindo. Winston é um trabalhador diligente e habilidoso, mas odeia secretamente o Partido e sonha com a rebelião contra o Grande Irmão.


🔸Minhas considerações

O livro foi escrito em 1949, mas o questionamento filosófico é muito atual. É uma distopia genial. 
Quem seria o "Grande Irmão" para nós que usamos a internet? Alguém falou algoritmo?!

O livro é dividido em três partes. Na primeira somos apresentados a um mundo em que você acreditava que tudo o que você fizesse, falasse ou pensasse era rastreado pela Policia do Pensamento.
O lema do Partido era: Guerra é Paz. Liberdade é Escravidão. Ignorância é Força.
Esse partido era dividido em quatro ministérios: Ministério da Verdade (Miniver em novidioma), Ministério da Paz (Minipaz), Ministério do Amor (Miniamor) e Ministério da Fartura (Minifar). Em todo lugar tinha um dispositivo chamado Teletela, posicionado em local estratégico de forma que poderia vigiar todo o ambiente. Você podia diminuir o volume desse dispositivo, mas nunca desliga-lo. O partido controlava a Oceania, desde a história até a linguagem usada pelas pessoas. O líder desse partido era o Grande Irmão.

Acompanhamos a história de Winston Smith, que é membro do baixo escalão do Partido. Winston se sente frustrado com a opressão e o controle do partido. Ilegalmente, ele compra um diário onde pode escrever seus pensamentos criminosos. Ele acredita que exista uma irmandade secreta que trabalha para derrubar o partido. Ele trabalha no Ministério da verdade, onde altera registros históricos, daí surge esses pensamentos de que o partido quer esconder algo.

Na parte dois do livro desenvolve um pouco mais a vida pessoal do personagem. Ele se envolve com Julia que nutre o mesmo sentimento que ele sobre o partido. Você começa até a se importar com ele. Surge algumas pessoas importantes na história, como O'brien, que Winston acredita ser membro da irmandade. O'brien entrega para Winston um livro cujo autor era Emmanuel Goldstein, o suposto lider da irmandade e ex-aliado do Grande Irmão. 
Nessa parte dois, o autor externa suas opiniões sobre capitalismo e o que o socialismo havia se tornado.

Ai no final da parte dois para a parte três é que vem o plot twist.
A frase de Joseph Goebbels, ministro da propaganda na Alemanha Nazista, é a unica coisa que passa na minha cabeça. "Uma mentira dita mil vezes torna-se verdade".
Winston e Julia são presos e vão para o Ministério do Amor (que vocês imaginam que de amor não tem nada). Nesse momento toda a verdade aparece e ele descobre que o partido sempre soube de seus "crimes". 
Nessa parte vamos entender mais do conceito do duplopensar, 2+2 são 5... Depois de alguns meses de tortura, Winston é um homem mudado. Julia também havia mudado e ao fim de tudo, Winston passa a amar o Grande Irmão.

Livro perfeito. Eu indico muito a leitura dele, principalmente nos dias que vivemos hoje. 
Esse livro mudou muita coisa em mim.

Editora: @livrosprincipis
Páginas: 336
Genero: 
Distopia / Romance / Política
Autor: George Orwell

Compre o livro na Amazon >> Aqui <<


You May Also Like

0 comentários